Papo de Maria

Rota do sol poente: Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

Existem vários lugares muito peculiares em Florianópolis que impressionam com a riqueza da cultura e história e um distrito que carrega uma veia açoriana é Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui,a rota do sol poente, são pequenos vilarejos onde as cores, luzes e reflexos contam a história do seu povo.

A Freguesia de Santo Antônio de Lisboa, como é conhecida, é uma das mais antigas colônias de pescadores da Ilha. Era por ali que os imigrantes açorianos chegavam, e, iam formando suas primeiras raízes que até hoje são mantidas vivas.

E o passeio deve começar, sem dúvida, com o pôr do sol fascinante chegando por Santo Antônio de Lisboa, onde a primeira coisa a se fazer é ir direto para a orla apreciar a paisagem.

O sol descendo e iluminando a água contrastando com as luzes da cidade que vão se acendendo nos prédios do centro. Um momento único no anoitecer, em que a natureza, a história e a modernidade se encontram com a vista privilegiada da ponte Hercílio Luz. Todo esse clima histórico, de resgate cultural e de belezas naturais faz da região um local propício para que a gastronomia se desenvolva.

É destino certeiro para um happy hour agradável, almoço ou jantar durante a semana, bares com música ao vivo e almoços de fim de semana que podem se prolongar com um bom vinho, cerveja ou caipirinha ou até mesmo um ótimo café. Boas opções não faltam!

O SEBRAE em parceria com bares e restaurantes da região, está trabalhando num projeto que visa fortalecer e divulgar essa rota gastronômica tão promissora seja para um simples pastelzinho, uma sequencia de camarão ou um risoto de frutos do mar, há opções para todos os gostos e bolsos entre restaurantes portugueses, açorianos, pizzarias, cafés e bistrôs.

Além da gastronomia e da beleza natural, há também a beleza construída pelo homem. A região tem muito da história de Florianópolis: casarões antigos, a igreja, ruas estreitas com calçamento executado pelos escravos para passagem da corte de Dom Pedro, e nos domingos, a rota fica ainda mais convidativa, pois o centrinho de Santo Antônio de Lisboa recebe uma feira de artesanato local a “Feira das Alfaias”.

O objetivo principal deste projeto é de promover o desenvolvimento empresarial, aumentar a competitividade, fortalecer e integrar os estabelecimentos da Rota Gastronômica do Sol Poente de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, aumentando assim o desempenho de gestão dos restaurantes, ampliando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, fomentando o associativismo, valorizando a gastronomia local, criando uma identidade no panorama turístico “deste pedacinho de terra perdido no mar”.

Gostei deste blog e aqui vai mais uma dica de maria para quem quiser conhecer a Rota do sol poente!

Conheça a Rota do Sol Poente em Florianópolis