Arq & construção

Reforma: repaginando as soleiras

Reforma de soleiras

A manutenção de uma casa muitas vezes implica em fazer uma pequena reforma para deixar todos os elementos que compõem a edificação em perfeito estado de conservação. E, nem sempre precisamos investir muito dinheiro para valorizar um ambiente.

Os materiais sofrem o desgaste natural do uso e do mau uso também e pequenas ações para corrigir isso podem gerar grandes transformações visuais, tudo com criatividade e pesquisa.

As soleiras dessa residência sofreram desgaste natural, as peças cerâmicas quebraram e a solução encontrada foi colocar uma madeira de demolição que harmonizaria perfeitamente com o piso rústico e com o estilo da casa.

A pesquisa de material pelos locais que comercializavam esse tipo de material, a madeira de demolição, apontou um investimento considerado alto pelos proprietários, então a solução encontrada foi o uso de madeira tratada, submetida a um processo de tratamento industrial por vácuo e pressão em autoclave, uma alternativa interessante e muito barata nesse caso. Foi usada uma tábua de pinus que foi pintada com Osmocolor Stain, produto que possui registro no IBAMA como stain preservativo, o que comprova sua ação prolongada e eficiente na proteção contra fungos que mancham e diminuem a vida útil da madeira. Além disso, contém duplo filtro solar e resinas que repelem água e evitam o empenamento da madeira, além de o produto penetrar nos veios da madeira e acompanhar os movimentos naturais, inibindo aparecimento de trincas superficiais.

A solução adotada ficou perfeitamente integrada com os demais materiais componentes do ambiente e economicamente dentro do orçamento esperado.