Papo de Maria, Vida saudável

Higienização interna de carros

Como higienizar seu carro

Seu carro está sujo? Cheirando a carro velho e com poeira nos bancos e no painel?

Muitas pessoas compram, utilizam, porém não sabem ou não conseguem fazer a higienização correta, necessária e periódica do carro. Não é apenas para deixar o carro mais bonito, e sim para garantir uma saúde plena enquanto você e sua família estiverem dentro do seu carro.

Sabemos que manter um carro limpo e cheiroso sempre, não é uma tarefa fácil e nos toma algum tempo, também requer uma rotina de higienização e alguns esforços que será recompensada na saúde de quem utiliza o veículo.

Não deixe para limpar e higienizar seu veículo apenas quando você notar sujeiras a olho nu, como manchas no banco, restos de comida e etc. A higienização regular e periódica evita a formação de ácaros, fungos, bactérias e odores derivados de cigarros e outros líquidos que ocasionalmente podem ter caído no estofado.  A falta de higienização principalmente interna do veículo pode agravar problemas respiratórios e alergias.

A limpeza do automóvel é diferente de uma faxina residencial, pois requer mais cuidados, uma vez que estaremos lidando com diversos materiais como carpetes, estofados de tecido ou couro, plástico e vidro que tem características diferentes na sua conservação e limpeza.

Antes de começar a limpeza, devemos retirar todos os tapetes e demais pertences soltos que usamos no carro.

Inicialmente, começamos com uma boa aspiração do pó. Recomendamos um equipamento eficiente com bicos de aspiração de diferentes tamanhos, facilitando a limpeza nos lugares mais difíceis, nos estofados dos bancos, no teto, no carpete e no bagageiro. Nós usamos o smartcleaner EFA.

Depois de tudo aspirado, as sujeiras mais superficiais terão ido embora. Agora é hora de uma limpeza mais profunda. Para os tapetes, você pode utilizar água com sabão e uma esponja para esfregar. Caso você identifique manchas no teto e nos bancos, utilize um spray específico para isso. É fácil de encontrar em lojas automotivas, como os sprays de espuma química.

Utilize o spray em pequenas áreas, aguarde agir por alguns instantes, em seguida esfregue levemente com um pano de microfibra ou similar moderadamente úmido. Deixe a espuma secar normalmente sob a sombra. Havendo necessidade, reaplique o produto por toda a região manchada, mas não esfregue excessivamente a região manchada para não danificar o tecido.

Dicas caseiras para retiradas de manchas específicas nos estofados de seu carro:

  • Manchas de graxa: podem ser removidas com a aplicação de uma colher de sopa de lustra móveis, uma colher de sopa de detergente de limpeza pesada e uma colher de sopa de sabão em pó. Após misturar aplique sobre as manchas com uma escovinha leve até remover e depois enxague.

 

  • Manchas de suor: para remover, aplique uma pequena quantidade de amoníaco no local da mancha. Lembre-se de fazer um teste em um local pouco visível e pequeno para verificar como ocorrerá a reação com o tecido. Esfregue levemente na mancha o amoníaco, até a mancha se diluir. Utilize um pano branco no local levemente úmido com água fria. Ou, você poderá utilizar álcool isopropílico.

 

  • Manchas de chocolate: elimine-as com um pouco de sabão líquido e, em seguida, passe por cima um pano umedecido com água.

 

  • Manchas de vômito: deve tirá-las o quanto antes com água em abundância e sabão, esfregando com uma esponja ou pano para saírem.

 

  • Manchas de tinta: podem ser removidas com uma solução de água e álcool, misturando partes iguais destes produtos e esfregando sobre a mancha.

 

 

Quando os bancos e carpetes ficam manchados, uma simples lavagem não é o suficiente para remover todas as impurezas, por isso esse trabalho de limpeza deverá ser feito com o uso de extratoras, por exemplo, smartcleaner EFA.

As extratoras são muito utilizadas para limpeza de estofados/carpetes/tetos de veículos leves e pesados. Com maior praticidade e secagem ultrarrápida, elas são capazes de tornar o processo de higienização de banco de carros e de outros tecidos mais rápido do que os trabalhos convencionais de lavagem.

A extratora funciona com ingestão de água e um detergente limpador próprio para esse tipo de equipamento, também podem ser usados produtos anti-ácaros e anti-mofo.

 

Aproveite as dicas de Maria e boa limpeza!